quinta-feira, 13 de dezembro de 2007

Olho-te e não te vejo.... de Merícia Lucas

Merícia Lucas Andrade, nasceu em Santo António, 1975.

Licenciou-se em Design / Projectação, pela Universidade da Madeira (2004).

Frequenta o ano da dissertação no Mestrado em Arte e Património: no contemporâneo e actual.

Participou em algumas exposições colectivas.

Tem trabalhado na área da música em demanda de uma tradição insular renovada, no grupo Banda d'Além e ainda na esfera de uma outra tradição musical corporizada nos Estados Unidos, o Jazz, no grupo Oficina.




Olho-te e não te vejo....

Fotografia

A minha intervenção é consequência de uma das minhas visitas à casa, espaço de intervenção de um colectivo, onde imaginei uma personagem, habitante da casa. Este ser que a habita, em solidão, consome as suas horas a olhar/espreitar por uma frecha no tapa-sol, resultado da queda de duas das suas tabuinhas.
Vive o seu dia a dia, observando as pessoas, os objectos que preenchem/percorrem o seu estreito campo de visão. Constrói, assim, uma realidade, a sua, num diálogo mudo, distante, com uma prole de interlocutores espectrais que povoam o outro lado da sua vida.
Escolhi o corredor da casa, espaço privilegiado para a comunicação entre as diversas dependências da casa, lugar de trânsito obrigatório, e depósito/expositor de coisas diversas - o retrato de um parente/coronel de bigode farfalhudo, um jarra solitária com uma flor desbotada – lugar de comunicação imediata, no presente, mas sobretudo, diferida, com o passado.
Aqui instalei as fotos que perscrutam o outro lado da rua, mas que ironicamente, só dão a saber a figura espectral que espreita, afinal, para dentro de si....

1 comentário:

favascontadas disse...

Quartos Vagos ... um sopro novo e criativo para dentro de uma casa velha, ali na margem da ribeira...
Espaço encantatório de encontro de artistas... demolidores de tanta casa nova que há por aí a esbororar-se de velha...

Um abraço