quinta-feira, 27 de dezembro de 2007

Quartos Vagos, 4ª Inauguração


Inauguração às 21.00h

Actuações:
Luís e Rebeca Jardim - 22.00 h
Dançando sobre cordas - 23.00h


Dia 29 de Dezembro na
Rua 5 de Outubro, nº 87 / 88







Luís e Rebeca Jardim - 22.00h






Dançando sobre Cordas - 23.00h


Conceito
É um projecto que procura a fusão entre uma sonoridade portuguesa, indo buscar as suas referências musicais históricas e os seus compositores de eleição, com a riqueza e profundidade da música clássica indiana, tão diversa e complexa na sua dimensão melódica e rítmica.
Procura explorar outros campos artísticos através da performance, nomeadamente a dança, o canto, a literatura, as artes plásticas e visuais.


Sinopse
Dois instrumentos paradigmáticos da música indiana e europeia encontram-se, o sitar e o violoncelo, num diálogo animado sobre o que têm dito. A ouvi-los está alguém que procura seguir a conversa entre os dois instrumentos tentando intervir no diálogo para acrescentar uma outra fala ao som, a melodia da dança, da voz, da arte.
Assim cria-se uma dança sobre cordas que vai se sustendo irresoluta e mutável e que viaja sobre os seus fios entre os continentes.


Ficha Artística
Performer: Sara Anjo
Violoncelista: César Gonçalves
Sitarista: Paulo Sousa


Duração do espectáculo
Aproximadamente 1h.




Currículo dos intérpretes


Sara Anjo natural do Funchal nasceu em 1982. Após se ter formado como bailarina pela Academia de Dança Contemporânea estagiou na Companhia Nacional de Bailado e desde então tem trabalhado como freelancer em diversos projectos, com diferentes coreógrafos na área da dança contemporânea portuguesa e internacional (Paulo Henrique; Sofia Silva; Sofia Belchior; César Augusto Moniz). Ainda na dança contemporânea tem actualizado constantemente a sua formação com workshops orientados por Ohad Naharin; Amanda Miller; Alian Buffar entre outros. Na dança clássica tem participado como solista nos espectáculos da Companhia de Dança da Madeira, Quebra-Nozes; Bayadére e no próximo Dezembro Cinderela e na clássica Indiana tem dançado a solo tendo feito formção com Manisha Satte; Sikta Devi e Linda Shanson. Para além da sua actividade como freelancer, está a frequentar o último ano do curso Estudos Artísticos da Faculdade de Letras de Lisboa e formou-se como professora de yoga, actividade que vem a exercer a título particular.

Paulo Sousa, natural de Lisboa, nasceu em 1964. Sitarista, tem tido um percurso eclético ao longo da sua vida musical. Nos anos 80 fez parte do grupo Essa Entente como guitarrista e nos anos 90, frequentou o Conservatório Regional de Setúbal, tendo concluído o Curso Geral de Guitarra Clássica, e a Escola de Jazz do Barreiro. A sua preferência por uma música mais contemplativa e uma viagem à Índia em 2000, colocou-o na rota dos ragas e do sitar. Em 2005 fez a gravação do seu primeiro trabalho com sitar, fundando o Alap com o tablista João Moreira e o teclista Paulo Cavaco. Em 2006 deslocou-se a Londres onde teve aulas de Sarangi e Sitar com Baluji Shrivastav e em Outubro partiu para a Índia como bolseiro da Fundação Oriente para aprofundar conhecimentos sobre Música Clássica Indiana e Sitar durante um ano.
A 11 de Outubro de 2007 realizou um concerto no CCB, acompanhado pelo tablista indiano, Makarand Tulankar, com transmissão directa para a Antena 2. Actualmente está a preparar o próximo trabalho do Alap.

César Gonçalves natural do Funchal, nasceu em 1981. Iniciou os estudos musicais aos 15 na Orquestra de Bandolins (RMUM de São Roque), e aos 18 começou o estudo do violoncelo com Agostinho Henriques. Em 2003 começou o curso profissional de música no Conservatório Escola Profissional das Artes da Madeira com o professor Jaime Dias. Foi para Lisboa em 2005 onde se integrou no Curso Superior, na Academia Nacional Superior de Orquestra, com o professor Paulo Gaio Lima. Actualmente encontra-se a frequentar o terceiro ano da licenciatura em instrumento/interpretação na Universidade de Évora. Ao longo da sua formação tem feito Master Classes com diversos professores, entre os quais: Miguel Ivo Cruz; Miguel Rocha; António Lysi e com o prestigiado Radu Alduesco. Na Madeira tem feito parte do elenco de vários grupos: Orquestra Ligeira da Madeira; Orquestra de Bandolins da Madeira; Dixieland Jazz band e tem participado em diversas iniciativas culturais por todo o Arquipélago.


Música: Litania para um amor ausente 2




.

Sem comentários: