sábado, 15 de dezembro de 2007

Ponto de Vista #7 de Carlos Valente

Ponto de Vista é um projecto iniciado no passado mês de Maio, e consiste na minha presença transfigurada e registada em vídeo, qual falso auto-retrato, criando um esboço de personagem simbólica que representa o meu olhar acerca do outro. Esse olhar dirige-se ao(s) artista(s) que expõem comigo e/ou aos espaços onde intervenho; mas também, e obviamente, ao espectador. A constante icónica deste rosto-de-olhar-oculto tem funcionado (em exposições anteriores) ora enquadrada num ecrã plano ora projectada na parede.

Neste caso, e porque o espaço era «ponto» de partida, o «ponto» de vista vai ancorar na denominação do edifício anexo - Madeira Sun – para desconstruir a semântica através da plástica. Ponto de Vista #7 tem por esta razão o subtítulo Madeira (wood) Sun (sol), estabelecendo conexões directas com o espaço geográfico e com a evidência dos materiais usados (madeiras pertencentes à casa em vias de demolição) que serviram para estruturar a tridimensionalidade do recinto por mim ocupado. Sobre esta estrutura física feita de despojos desenvolve-se um diálogo repartido: o da personagem dividida entre o espaço e o objecto «televisor». Do conjunto de objectos necessariamente «invasores» - projector, leitor e televisor – este último cumpre rigorosamente a sua função de transmitir a emissão (tratando-se da emissão em directo da programação regional) mas funciona também como suporte do olhar simbólico, reflectindo a personagem que agora habita um quarto vago, do qual não conheço a história.

O ponto de vista desdobra-se, pois, neste pequeno espaço da casa e produz sobreposições e cisões que cristalizam num outro olhar, num outro ponto vista: o do espectador.


Outros Pontos de vista:

Ponto de vista #1, #2 e #3 (3 ecrãs planos) com Pedro Clode, na Magnolia - Audio e Vídeo. Maio 2007

Ponto de vista #4 (ecrã plano) e reflexão (projecção) com Eduardo de Freitas, no Museu de Arte Contemporânea do Funchal. Junho 2007

Ponto de vista #5 (ecrã plano) e interrupção (projecção) com Alice Sousa e Carmen, no Teatro Municipal do Funchal. Julho 2007

Ponto de vista #6 (instalação: vídeo, objectos, água) na exposição colectiva What is What? Setembro 2007


Carlos Valente nasceu em Caracas (1964), residindo no Funchal desde 1982. Mantém uma prática artística continuada desde 1987 – em exposições e mostras colectivas – usando a tecnologia do vídeo como meio de reflexão teórico-prática acerca da imagem em movimento.

É Professor Auxiliar no Departamento de Arte e Design da Universidade da Madeira, tendo concluído o Doutoramento em Estudos de Arte – Especialização em Teorias e Tecnologias da Imagem (2007) e o Mestrado em História – Especialização em História da Arte – pela Universidade da Madeira (1999).

Produziu textos para catálogos de exposição, em mostras de artistas como Rui Carvalho (desenho), em 2002; Eduardo Freitas (pintura), 2002; e para colectivas, tais como «20 anos de Artes Plásticas na Madeira», 2002. Participa regularmente, como colaborador, no programa radiofónico «Jornal da Cultura» da Antena 1 (RDP Madeira), comentando exposições de artes visuais.

Carlos Valente

Dezembro 2007


Sem comentários: